No Instituto Histórico de Passo Fundo, a Hemeroteca da Coleção Gabriel Pereira Borges Fortes abriga periódicos que remontam aos primórdios da imprensa brasileira, como a Gazeta do Rio, impressa em 1822, chegando até a década de 1990, abrangendo diferentes localidades brasileiras. Mas ela também preserva periódicos do período da Revolução Farroupilha, que foi a mais longa revolta do período Imperial Brasileiro, durando de 1835 a 1845.
A partir desse acervo, é desenvolvido o projeto de pesquisa “História da Imprensa no RS: múltiplas possibilidades a partir da Hemeroteca Gabriel Pereira Borges Fortes”. O projeto volta-se aos jornais publicados no Rio Grande do Sul, cujo maior volume é dos periódicos que foram publicados no contexto da Revolução Farroupilha. Na hemeroteca existem 24 títulos de jornais publicados entre 1828 e 1849, em que totalizam mais de seis mil números.
Durante os encontros de pesquisa, é realizado um estudo minucioso em cada um dos títulos existentes no acervo, visando auxiliar a população durante suas buscas e entender mais sobre o jornalismo e a história da época da Revolução Farroupilha. Durante esse processo, é coletado informações detalhadas sobre cada periódico, como o período de circulação, localidade, editores, formato, periodicidade, histórico e o total de exemplares ainda existentes e disponíveis. A partir disso, são produzidas fichas individuais com as informações levantadas.